Coisas de Cães que choram

- 30.8.14

"Porque é que os cães choram?" é um livro infantil que me chegou, simpaticamente, por mail, escrito por um autor brasileiro, Marco Antonio Machado, que estudou Medicina e Dramaturgia, mas hoje trabalha sobretudo em diversas causas culturais, sendo os animais uma das suas grandes preocupações.
O livro conta a história de 3 amigos de diferentes países que têm 3 cães e uma questão: porque é que os cães choram? Não vou contar a história do livro - podem comprar a versão digital a 1€ aqui - mas gostava de contar a história de uma cadela e de um gato que eu tive, lá atrás no tempo, quando eu ainda tinha tempo para escrever a história de todos os animais que passavam por minha casa. A cadela tinha tido uma ninhada há pouco tempo - não tendo sobrevivido nenhum - e chorava. O gatito apareceu por lá, sozinho, perdido... e chorava. A cadela queria os seus filhotes de volta, o gatito a sua mãe. Então o gatito começou a mamar na nossa cadela. Aninhava-se nela e ali ficava. Nenhum dos dois mais chorou.
Até que o gatito cresceu, começou a ir às gatas, enquanto a cadela o esperava, e desesperava. Um dia o gatito chegou em muito mau estado, muito magro e mordido. Tratámos dele mas não se salvou. E a cadela, qual mãe, deixou de comer, chorou. Deixou-se morrer e nós chorámos com ela.

Porque é que os cães e os outros animais choram?
Pelas mesmas razões que nós choramos. E não deveriam ser precisas mais palavras...

Se puderem, não deixem de comprar o livro.




You May Also Like

0 comentários