Coisas de Aprender a Sorrir

- 18.9.14

Conheci a Cristina Baptista nas voltas da vida, por entre trabalhos, e rendi-me ao seu sorriso. Ortodontista de profissão, descobriu um dia que o verdadeiro sorriso vinha de dentro, e que era esse, acima de qualquer outro, o que ela queria ajudar as pessoas a recuperar. Fundou a Associação Sorrir, o projeto O Maior Sorriso do Mundo, e hoje anda pelas escolas a formar professores para a Smile Dance, uma ferramenta que ela acredita (e eu também!) que transforma a escola num lugar mais afetuoso. E uma escola onde as emoções e os afetos são trabalhados, é também uma escola onde os alunos têm mais confiança, mais sucesso, mais pré-disposição para aprender e cooperar.

Queremos boas notas? Muito bem! Então vamos lá trabalhar os afetos!

Claro que depois olhamos para o dia-a-dia nas escolas e não encontramos sequer espaço para isto, por entre tantas matérias, avaliações, pressões, burocracias. Por mais que os professores se desdobrem, o peso recai sobre os conhecimentos adquiridos. E a gestão das emoções, condição base para sermos pessoas bem sucedidas e, mais importante do que isso, pessoas felizes?
E a Cristina deu-me um bom exemplo: se estamos sob stress, angústia, medo, revolta, é libertado em nós um verdadeiro cocktail de hormonas que são as mesmas que atuam nos momentos em que está em causa a nossa sobrevivência. Estar em pé, em frente a uma turma, a ser avaliado, pode não ser muito diferente de estar na selva a fugir de um leão. Ou estar pendurado de pernas para o ar numa varanda de 5 andares. Agora experimentem dizer a tabuada a fugir de um leão ou de cabeça para baixo...

O contexto de aprendizagem tem de ser de segurança, de harmonia, de sorrisos. De felicidade. E felicidade é sucesso.

PS - E se puderem, não deixem de ler o livro da Cristina: "A Magia do Sorriso".


You May Also Like

0 comentários