Coisas de Escola (só) para génios

- 20.9.16

Os meus filhos gémeos precisam de ler mais rápido. De interpretar melhor. De escrever mais. De melhorar o raciocínio lógico. O vocabulário. A cultura geral. O tempo de concentração.

- Socorrrrrrooooo!

Supliquei por ajuda ao pai. São dois. Mais os outros dois. O nosso trabalho. A casa, as roupas, as comidas. E a escola a entrar-nos pela casa adentro, pedindo-nos que apoiemos mais e mais e mais os nossos filhos. Mais???

- Os nossos filhos têm um problema, é isso?!

O pai abriu um manual de Português do 1º ano (eles estão no 2º) e pediu ao Dudu que lesse um texto e respondesse às perguntas. Era sobre os dinossáurios e falava de paleontólogos, fósseis, ovos a eclodir, animais carnívoros e herbívoros.

- Ó pai... mas eu não estou a perceber nada disto!

A mãe leva a mão à cabeça! Que má mãe esta, que costuma ler-lhes histórias de encantar, em vez da Enciclopédia Larousse! Que filho este, que não consegue ainda ler x palavras por segundo e interpretar textos sobre temas tão "banais".

- Ó pai... o que é "eclodir"?!

Já furiosa, fui buscar um livro do primeiro ano do tempo dos meus filhos mais novos. Lembrava-me de os ajudar nas suas dificuldades, sim. Nunca me lembro de achar que eles tinham um problema. Que eles não conseguiriam acompanhar. Que estavam a perder o comboio.
Deparei-me então com isto:


Respirei fundo. O problema não era dos meu filhos mais novos. Ou, pelo menos, não seria um problema assim tão grave, se os mais velhos, com a idade deles, ainda liam textos de "caracacá" e ainda cá estão, com boas notas, para contar a história... O problema é de um ensino que se torna mais e mais exigente de ano para ano, sem qualquer respeito pelos ritmos próprios de aprendizagem das crianças, os tempos para brincar, para consolidar, para criar, e para estar com os pais, sem ter sempre de permeio um manual ou dois com exercícios que tornam a vida das famílias insuportável.

E quem ensina aos meus filhos o Amor? A Paz? O Respeito? A União? O Diálogo? Quando o tempo que eles passam comigo é a mandá-los trabalhar, concentrarem-se, lerem outra vez, sentarem-se e calarem-se.

Qualquer dia (e vou deixar escrito, para soar a promessa) apanho-os à tarde na escola, com o carro cheio de malas, e vamos todos correr o mundo. Aprender com a vida. Usufruir do melhor que ela tem para nos dar. Estarmos vivos, estarmos juntos, sermos felizes.

You May Also Like

0 comentários