Coisas de controlo das emoções

- 20.10.16

O Dudu ontem acordou furioso. De vez em quando acontece-lhe, ou porque dorme mal, ou pouco, ou tem sonhos de que não gosta, ou simplesmente porque sim. "Tem mau feitio", diz-se por aí. E algum mau feitio até lhe dar a sua graça. Não fosse dar-se o caso de também lhe causar sofrimento. Prejudicar-lhe os relacionamentos. Impedi-lo de se sentir em paz, quando está assim.

E que dia melhor para ler a história do Pato Furioso, no nosso livro das Emoções?


O pato andava furioso, descarregou na sua mãe, e esta teve uma longa conversa com ele sobre o que ele estava a sentir.


(Dudu) Estás a ver, mãe? Tu nunca me disseste isto!

(Mãe) Ó filha, a mãe também está a aprender a lidar com a tua fúria. Este livro não é só para ti, também é para mim. Mas agora já sei o que tenho de te dizer, quando acordares zangado com o mundo.

A história era breve, mas o Dudu reconheceu-se em todas as partes dela. No final, tinha de pensar naquilo que podia fazer para controlar a sua fúria... sem partir nada, bater em nada nem magoar os outros, com gestos ou palavras. E as ideias não lhe faltaram:

(Dudu) Jogar à bola. Saltar no trampolim. Respirar fundo, como tu dizes... mas isso eu nem sempre consigo.

Era uma das sugestões do livro, a par de outras que o Dudu acolheu com muita curiosidade. E a verdade é que, se acordou zangado com o mundo, adormeceu calminho e cheio de novas estratégias para combater os dias maus. É que, dias maus, todos os temos. Saber lidar com eles é que é uma grande aprendizagem...

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá Sara. Muito obrigada pela partilha.
    Também tenho em casa um filhote, que é um amor, mas que tem dificuldade em gerir as emoções. Vou comprar esse livro para, dessa forma, o tentar ajudar a ele e, claro, a mim também!
    Aproveito também para lhe dizer que embora, por norma, não comente, goste muito do seu blog, o qual visito muito frequentemente e do qual retiro sugestões das leituras que vai apresentando (as suas e as dos seus filhos). Só lhe digo que os meus rapazes cá de casa têm gostado muito dos livros que lhes compro, por "indicação" dos seus mais velhos!
    Mais uma vez obrigada e bom fim de semana para todos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Mel! Espero que o livro ajude :). Cá em casa está a funcionar muito bem.
    E os mais velhos já andam a ler novos livros. Vou ver se partilho os nomes, pode ser que agradem aos filhotes aí de casa.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar